segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Um dia comum

Que o tempo na Alemanha é maluco eu já sabia.

Já estou bem acostumada com isso, até porque em Niterói o clima não era exatamente confiável. Quando eu tinha que ir ao Rio (ou seja, uma saída mais longa), eu costumava levar na bolsa um guarda-chuva e um casaquinho. Aqui não é muito diferente, porque o tempo também pode virar do nada.

Mas, geralmente a previsão do tempo aqui na Alemanha não falha. Portanto, hoje fiquei surpresa quando acordei e vi o céu nublado, já que a previsão previa (duh) céu sem nuvens até quinta-feira.

Pois bem. À tarde, a coisa mais estranha: começou a trovejar e caiu um temporal daqueles, com vento, chuva castigando as janelas e essa coisa toda. O meu lado recente-fã-de-Percy-Jackson pensou "Hum, Zeus tá nervoso". O meu lado recente-moradora-da-Alemanha pensou "Nossa, a previsão do tempo errou, não admira que esteja chovendo". Já o meu lado candinha (É, eu tenho vários lados. Trust me, I could go on forever.) me impeliu até a janela, onde fiquei assistindo ao temporal. Adoro observar tempestades. É gostoso ver uma chuva forte caindo, principalmente quando não há o risco da água empoçar no seu quintal e inundar a sala, a cozinha e os banheiros (né, Nádia?).

Dali a pouco, eu vi algo inédito: começou a chover granizo. Não que nunca tenha acontecido na Alemanha, mas é que eu nunca tinha visto! Mas aí pensei: "Ué, não tem que ter frio pra ter gelo?" Ledo engano, caros leitores, porque eu coloquei a mão pela fresta da janela e não estava nada frio lá fora. Vida de dona-de-casa também é cultura.

Bem, esse tempo todo eu estava na sala. Decidi ir até a cozinha, que tem uma janela voltada para o outro lado do prédio. Enquanto observava as bolotas de gelo menores do que bolas de gude castigando os carros no estacionamento, aliviada pelo nosso carro não estar lá embaixo - até porque não temos um - o Sol saiu! Assim, no meio da tempestade e do gelo, ele se atreveu a dar as caras, e com vontade! E então, no riacho que tem do outro lado da rua, surgiu um arco-íris!

Tipo, a nossa rua não é larga, então estou falando de um arco-íris que estava logo ali, a 50 metros, o sonho de qualquer um em busca do famoso pote de ouro. E ele estava mesmo dentro do córrego. Fiquei olhando embasbacada enquanto ele surgiu, forte, brilhante e colorido, desapareceu, brilhou de novo e então sumiu de vez.

A vida às vezes cai na rotina. Uma chuva de granizo pode quebrar o marasmo. E ainda nos presentear com um córrego e um arco-íris dentro dele, bem ali na janela da cozinha.

10 comentários:

Mimi disse...

Aí o seu lado fabuloso desceu correndo e foi procurar o pote??? x)
Lembrei da música do Elvis agora, hehe.

Morpheu disse...

Meu amor...

Eu amor ver os detalhes do seu dia,
e eu morri de rir com algumas coisas que vc escreveu minha figurinha.

Te amo gatinha

mazjsitr

Jou disse...

Oi Junia, blz?
muito legal seu blog.. Parabéns!!
nao sabia que vc tava morando na Alemanha.. muito engraçada as "cronicas da Alemanha" hauhuaha
ri bastante com a do entregador..

bom.. se vc nao lembra, nos conhecemos dos tempos do começo do Dotgospel..
Deus abencoe!!

Anne disse...

E vc realmente não tinha nada pra fazer hoje, né?
Ai, ai, eu lembro quando minha vida era assim...

Codge

DÉBORA disse...

Ai beiba, tô adorando conhecer o seu lado cronista! *.*
É tão bacana o encadeamento que vc dá às ideias! Fechou ali com chave de ouro! xD

Bjoks


'clana'

Wania disse...

É muito legal passar por aqui e ver o que voce escreve. Aqui tambem teve sol, chuva e granizo. No verao passado tambem teve tudo isso. só que teve um dia que os granizos eram maiores e a tempestade estava mais feroz e houve muita destruicao aqui em Durmersheim. Foi triste.Casas e carros ficaram avariados. No Nosso predio parecia que as janelas tinham sido metralhada com muitos tiros. E todos tiverao muito prejuizos, gracas a Deus nao tivemos nenhum.bjos

Ron disse...

Eu quero ver um arco-íris de novo. Faz tempo que nao vejo um.

Já vi muita chuva de granizo aqui no Brasil.

E quebrar a rotina é ÓTIMO!

Mima disse...

Ju, isso nao é nada, já tive dias mais malucos aqui. Você vai ver ;) P.s. vc nao jogou uma dracma no arco-íris para receber a mensagem?!?!

Glória disse...

Eu amo chuva. Amo ver arco-íris. E amo chuva de granizo.

Um desses dias, no bus, rumo à universidade, um arco-íris apareceu. Sabe, só para tirar minha atenção daquele momento "maravilhoso" do dia. Outra vez foi um por-do-sol E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!

E sim, granizo mesmo em dias mais quentes. O que faz cair granizo é a temperatura nas nuvens, não em alturas próximas à terra ;) E olha que, das vezes em que vi chover granizo, não estava frio.

[perdão o erro no outro comentário, apague depois ;)]

Unknown disse...

ahh, adorei.. principalmente o ultimo paragrafo... soou tao romantico... lindo lindo
beijosss