domingo, 24 de janeiro de 2010

Natal na Alemanha

Decoração de Natal em Rastatt

Depois de postar sobre o nosso Réveillon, eu percebi que não havia dito nada sobre o meu primeiro Natal na Alemanha. Bem, a ordem dos posts vai ficar meio maluca, mas como estou postando tudo junto, quem chegar aqui vai acabar lendo primeiro sobre o Natal, o que faz mais sentido! Eu diria que o meu subsconsciente planejou tudo, hehehe.

Bem, Natal por aqui há muito tempo não tem muito a ver com Jesus. A não ser em igrejas cristãs, por todo lado só se fala em Papai Noel, compras e floquinhos de neve estilizados. O must são as feiras de Natal (Weihnachtsmarkt) - cada cidade faz a sua, maior ou menor. Essas feiras têm um aroma muito característico - um cheiro doce no ar, e em quase todas encontramos mais ou menos as mesmas coisas:

Glühwein Simplificando, é vinho quente acrescido de especiarias e, às vezes, mel. Mesmo para quem não é muito chegado em bebidas alcoólicas, como eu, uma bebida que te esquenta duas vezes (por ser quente e por ter álcool) não é nada mal na friaca que faz por aqui, ainda mais ao ar livre. Eu descobri que o Glühwein é um parente distante do quentão brasileiro e um primo de primeiro grau do Gløgg, uma bebida quente que experimentei na Noruega - mas que era feita com suco de frutas vermelhas em vez de vinho (lembra, Nádia?).

Lango Casamento entre a esfirra e o pastel sorriso, o lango é retangular, grande, frito, gorduroso e muito, muito gostoso. Pode vir com vários recheios: queijo, queijo com presunto, queijo com alho, alho, canela... O meu favorito é queijo com alho. Para ser perfeito, só se as feiras de Natal por aqui passassem a oferecer também cadeiras, em vez de apenas barraquinhas onde comemos em pé (e no frio).

Lango de queijo com alho

Gebrannte Mandeln Conhecida no Brasil como Beijo Quente ou Platinê (geralmente feita com amendoim), por aqui encontramos esta guloseima com vários tipos de frutas secas: amêndoa, avelã, macadâmia, nozes, amendoim... Apesar de poder ser encontrada em outras épocas do ano, é no Natal que parece fazer mais sucesso.

Chocolates Claro que não é preciso desculpa para comer chocolate, mas nessa época surgem os temáticos: Papais Noéis, árvores de Natal, bolas de enfeitar a árvore, tudo feito de chocolate.

Speculatius É um biscoito tipo amanteigado, altamente engordativo, com leve sabor de canela. Ótimo para derreter no leite quente, hmmm...

Quinquilharias e outros Além dessas iguarias, encontramos também nas feiras de Natal doces diveros, biscoitos, enfeites de Natal e brinquedos de madeira para as crianças. Tem também umas bijuterias e umas coisas esotéricas que não tem nada a ver com nada, mas está tudo lá, pronto para ser vorazmente consumido.

Em cima: quinquilharias natalinas
Embaixo: alguém se lembrou de Jesus!


E a neve?

Bem, nós ficamos bem bravos por aqui, porque nevou um pouco antes e bastante depois do Natal, mas nos dia 24, 25 e 26 propriamente ditos o chão estava sem nem unzinho traço de neve sequer. Tudo bem. Desde então, já nevou bastante e acho que matamos a vontade de ver as ruas cobertas de branco.

Der Schneemann saudando a neve

Não deixe de ler o post abaixo, sobre o nosso Réveillon em Stuttgart!

6 comentários:

Morpheu disse...

Merry Christmas everyone!

vale observar que as feirinhas de natal terminam em casa cidade em um dia diferente, ou seja, se voce planeja visita-las esteja atento a data de inicio e termino.




mindro

Pedro Caetano disse...

o Lango tem uma aparência boa... /baba

Anne disse...

Não dá pra animar muito em fazer festas nas ruas, como no Brasil, nessa época do ano. Colocar uma cadeira nesse frio pra alguém sentar pra comer, correm o risco de ter os clientes grudados no metal!!!!


tarkentr (muito irônico, já que vc falou de frio o tempo todo, hehehe!!!)

Wania disse...

Eu nao tinha visto nem o do ano novo e nem esse do Natal, só esqueceu de falar da ceia de natal na casa da sua sogrinha. Li os dois agora muito bons e eu confirmo o Lango é muito gostoso e as ferinhas de natal sao muitooo interessantes, especilamente a de Stuttgart, a maior que já fui. Esse ano gostei da de Baden Baden.As comidas nessas ferinhas sao muito boas mesmo, mas as outras coisas sao muito caras. Coisas que alemaos gostam e nos admiramos. bjos

DÉBORA disse...

Muitas opções bacanas e diferentes pra desfrutar por aí!
Particularmente me animaria muito as comidinhas engordativas e as quinquilharias, hehe!

=*

Hypodoli --> seria o nome científico do Hipoglos? Oo

Mima disse...

Nem eu sabia o q eram algumas dessas comidas e as que eu sabia nem tentando eu conseguiria descrever heuhaa. Você foi outstanding ;) Parabéns ^^
P.s. HMMM deu uma vontade de comer LANGO