sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sobre salsichas e pães

Ontem foi o meu marido que fez o jantar. Eu estava trabalhando e meio sem ânimo de cozinhar quando ele chegou do trabalho, então pedi para ele fazer alguma coisa.

O super prato preparado por ele foi Weißwurst (salsicha branca) com mostarda doce e pretzels. É um prato típico da Baviera, estado que fica aqui bem ao lado do nosso. Primeiro, a salsicha é esquentada na água (mas não fervida). Depois a colocamos no prato, tiramos a pele e comemos com a mostarda e o pão. O gosto é um pouco apimentado. Até a mostarda doce tem um leeeve sabor de pimenta ao fundo. Eu gostei, mas não é algo para se repetir várias vezes por mês. Ou por ano.


Esse negócio de pão aqui na Alemanha (e na Europa em geral) é levado muito a sério. O pretzel, por exemplo, é uma iguaria medieval. Ou seja, ele está por aí há cerca de 900 anos, pois os primeiros registros do pãozinho de forma esquisita datam de 1111. É isso mesmo, queridos leitores: mil cento e onze! Na época, ele era usado como símbolo de alguns padeiros. E adivinha qual é o logotipo que representa uma padaria e confeitaria em muitos lugares aqui na Alemanha? Isso mesmo, um pretzel estilizado. Mas eu soube que uma revitalização da marca está marcada para o ano de 2997, e já tem gente organizando protestos contra "essa pressa toda".


E se você, incauto brasileiro, acho que pretzel é coisa de gringo, está muito enganado. Podemos não ter comumente no Brasil o pão mais macio e de forma arredondada, mas temos uma versão do mesmo. Eles são, digamos, os primos pobres do pretzel: os palitinhos salgados, que na Elma Chips atendem pelo bizarro nome de Stiksy (que, aliás, eu descobri que ficam uma perdição quando mergulhados em Nutella!).


Próxima aventura culinária na Alemanha: chucrute...?


______________________

Ps: obrigada por todas as visitas e comentários.

12 comentários:

Mimi disse...

Esses Stiksy sao muito mais parecidos com o Brezel mesmo, pq aqueles da Mr. Pretzels que tem no Brasil nao tem nada a ver com os daqui, os de lá sao muito mais gostosos!
E eu ainda nao experimentei essa sua sugestao de salgadinho com Nutella. Como nessa casa o potinho marrom está temporariamente vetado, acho q vou ter q comer na sua ^^

Anne disse...

Esse quadrinho de comentário seu quer ser profundésimo "Revele quem você é e o que você pensa" (!!!) Dá até medo!!!!


Dessimas!!!!

Morpheu disse...

Meu amorzinho,

eu gosto tanto de ler o que vc escreve.. vc escreve taooo bonitinho e eh tao engracadinha.

Soh pra constar aqui, hoje eu fiz um jantar um pouco mais trabalhado =P

Te Amooooooooo!

DÉBORA disse...

Lembrei aqui, ao ver vc falar sobre o pretzel, de um biscoito que eu comia quando era criança e que tinha esse mesmo formato ^^
Ele era doce! Nham, fiquei curiosa pra saber que resultado dá essa mistura de Nutella e Stiksy \o/

Küssen

Unknown disse...

hahaha gostei do post e do jetinho francês (pouca comida) do prato do David!! hehehe

Bjs!

"drove"

Erika disse...

Junia, continua comendo pouquinho assim que aí vc não vai ter o mesmo problema que eu (o de virar um bolotinha.
Eu nunca gostei do pretzel tradicional, mas eu adoro o docinho, de massa macia, passado no açucar e canela. O marido tbm adora linguiça alemã, então eu sempre compro pra fazer aqui.

By the way, voltei pra ginástica. Todos aquele forrobodós que eu comi já estão indo embora!

Junia disse...

Debba, eu conheço um biscoito doce super gostoso, com o formato parecido com o do pretzel, chamado palmier. Será que é esse? Mas ele é feito de massa folhada, e não trançadinho assim.

Erikinha, o problema aqui não é nem tanto a comida, e sim a sobremesa! Tô planejando seriamente fazer umas caminhadas por aqui, rs... antes que a situação fique feia!

Mima disse...

jujuba, ainda nao experimentei o palitinho com nuttela (eh impressao minha ou eles chamam esse palitinho de palitinho de cerveja??), mas a dica está anotada

p.s. ri mto com o post

Jenny disse...

palitinho salgado com nutella? jura q é bom? oO atooron seu maridinho fazendo o jantar pra vc^^

Ana Elisa disse...

Nossa! Stiksy com Nutella? Vocês gostam mesmo de viver perigosamente, rs.

Sobre a história do pão, aqui no Brasil a gente não tem essa ligação íntima mesmo. Minha mãe sempre fez pão em casa (o que, convenhamos, é muito mais gostoso)e minhas amigas sempre ficavam espantadas com isso.
Vai entender...

Liviavaz disse...

Pao doce eu só conheço forrobodó mesmo, hehe.

LoreLoves¨theLord disse...

Eu gosto *também* de ler os comentários ^^